segunda-feira, 12 de julho de 2010

Livre arbítrio


Não sou exemplo. Sou para mim a única razão. Não sou razão para ninguém e nem vou ser: lutarei contra isso, inclusive. Refuto qualquer espécie de alienação da própria individualidade e eu nunca aceitarei ser motivo para tanto.

Quem esmaga sua alma em troca de outrem se prostitui, se usurpa, e em nada lhe acha o mínimo de originalidade ou, até mesmo, de humanidade. É uma cópia do outro ou é um boneco para/por o outro. Coisifica-se e sua segurança são os jogos irônicos e sentimentais que aprendera outrora.

Não vive, não pensa, não busca a sua própria libertação. Simplesmente parasita seu espelho, sugando-lhe as energias para sua dependência, imputando-lhe a quase-obrigação de mantê-lo.

Vitimiza-se. Torna-se, assim, uma tapeação de si mesmo: não compreende suas carências e fraquezas e responsabiliza o outro por seus mais. Repete-se: uma fase de infância não ultrapassada. Autojustifica-se.

Mas não dura muito tempo porque sua carga é tão negra e pesada que o espelho-hospedeiro não suporta arrastá-lo - logo lhe corta o cordão umbilical e consegue correr livre, leve e inocente. A culpa não é minha, sabe. A culpa só lhe é responsabilidade na parte em que permitiu a relação parasitária.

Compreende o liberto, então, que escravidão é escolha.

Cada um que busque, EM SI, as virtudes de sua vida e os defeitos de seu caráter e não use os outros como bengala de apoio nem para ataque.

4 comentários:

  1. Bom, bem legal.
    Tem um autor que diz "não há nada mais triste que um potencial não realizado". O Jung chama de individuação, o torna-se "si-mesmo". Tudo isso leva tempo Grazy, e as vezes uma vida toda, alguns são mais rápidos e bancam suas vitórias e seus fracassos, já outros...
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  2. E, áh, amei a sua descrição de si mesma. Tb tenho um celular rosa (bebê).

    :)

    ResponderExcluir
  3. "Já outros..."
    Realmente ¬¬

    O meu é pink =P

    :D

    BJão =**

    ResponderExcluir
  4. Cada um que busque, EM SI, as virtudes de sua vida e os defeitos de seu caráter e não use os outros como bengala de apoio nem para ataque.[2]

    BATATA!!


    hahaha;)

    ResponderExcluir