quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mulheres Poderosas?!


Uma amiga emprestou-me o livro "Por que os homens amam as mulheres poderosas?", de Sherry Argov. É da classificação autoajuda e correlatos.

O empréstimo foi uma forma de agradecimento por ajudá-la a superar uma fase difícil. Ela disse que o livro não serviria para mim, mas que eu riria deveras.

Particularmente, aprecio os livros que tem o objetivo de upar a autoestima de quem quer que seja, mas não entendo os que se utilizam do menosprezo como um modo de ajuda do leitor!

Nesse livro, dividido em "Princípios da Atração", há umas sacadas ótimas como:

"Quando você está com uma mulher que exige que você faça um relatório sobre como foi o seu dia, a sensação é de ter que bater ponto. É uma esfriada instantânea."

Identifiquei-me com essa, dentre outras, porque detesto dar relatório do meu dia (prefiro dizer "foi ótimo e o seu?" ) e sei muito bem o que é alguém querer se fazer de "querido diário" para que eu discorra sobre minha jornada.

Mas há umas pérolas do tipo:

"Deixe-o pensar que ele tem o cntrole. Automativamente, ele fará o que você deseja, pois vai querer sempre que você o veja como um 'rei'";
"Quando você cuida do ego do homem delicadamente, ele não tenta assumir o poder de maneira agressiva";
"Quando você se mostra mais suave e feminina, desperta nele o instinto protetor. Quando se mostra mais agressiva, desperta nele o instinto competidor"

E tantas outras dessas de que se extrai o seguinte: manipulem os homens porque eles são condicionados pelo hábito e seus pensamentos não são inteligentes.

Com exceção de um ou outro de que se sabe que tais comportamentos surtiriam efeito, eu me nego a crer que essa espécie de lição seja regra geral. Oras bolas: tratar o parceiro como se fosse uma ameba moldável, fazê-lo pensar que está "no controle" só para manipulá-lo, transformar-se só para ele pensar A ou B da mulher??

Eu me nego!!

Se for uma ameba moldável, desculpe, mas é ameba e não um homem;
Se o cara quer estar no controle, arranje-lhe um game ou uma televisão e caia fora:
relacionamento é equilíbrio, e não jogo de hierarquia;
Se for para transformar-se, que seja por si mesma
- caso contrário a transformação não é verdadeira.

3 comentários:

  1. Hoje em dia é muito difícil encontrar pessoas - homens, no nosso caso - que prezem um relacionamento saudável, equilibrado, em que há reciprocidade de sentimento sem a malícia de querer estar no comando, de querer mostrar pros coleguinhas que tem seu parceiro nas mãos... As pessoas parece que têm medo de expressar o que sentem, como se isso fosse fazer seu parceiro rir da sua cara e as esnobar, pelo simples fato de terem "dado moral" a ele demonstrando seu afeto. Ambos sempre têm que se garantir, ser o mais independentes possível e viver de joguinhos e encenações para segurar uma relação.

    A insegurança reina no coração destes trouxas.

    Obs.: adoro sua forma de se expressar!

    ResponderExcluir
  2. É, Carol, como minha sábia mãe diz: os homens de hoje em dia correpondem às mulheres de hoje e dia e vice-versa.

    A grande maioria das pessoas é insegura - até mesmo nós somos em determinados momentos.

    A diferença está no que se faz diante da insegurança: coloca-se o outro como culpado e apodera-se, então, dele; ou abre-se a um questionamento interno, vendo que insegurança está dentro de si, e parte-se para uma solução.

    Infelizmente, a insegurança se mantém porque é mais fácil apontar o defeito no outro (e querer manipulá-lo e colocá-lo numa prisão) do que olhar para si próprio.

    E ainda há os que olham para si próprio e não fazem nada... (sem comentários ¬¬)

    Num relacionamento, como ao que nos referimos, já há a necessidade de que uma pessoa externe comportamento de segurança para a outra, a fim de que sejam confirmadas as afirmações que mantém a relação. Mas, antes disso, cada pessoa precisa estar segura de si, ciente de que merece ser amada e que não precisa ser "poderosa" para dominar o outro: o parceiro deve estar ao seu lado por vontade própria, e não manipulação.

    Se a pessoa já é insegura consigo mesma e entra num relacionamento, vai projetar sua insegurança na outra pessoa. Por isso que existem tantos relacionamentos que são um inferno e outros tantos que são só fantasia.

    Bá... isso é um post, hein? Heheh

    ResponderExcluir