terça-feira, 16 de março de 2010

Crie(-se)


"Aquele (isto é, o vivente) que, desde si mesom escuta, quer dizer, obedece a si mesmo, este tem e é em si mesmo o próprio mando, ou seja, este é capaz de, desde si mesmo, dar a si próprio ocupação, tarefa. Em outros termos, dando-se a si mesmo a tarefa, ocupação, este traça ou determina o seu próprio destino, sua própria estória. Este é, portanto, a fonte de temporização de seu próprio 'tempo'. Escutar (obedecer) quer dizer: recolher-se em si, isto é, no interesse e identidade próprios (é isso oque diz o 'si'); é fazer com que tal interesse e tal identidade venham a ser o que são. Escuta é a via pela qual se dá participação vital, ou seja,o o caminho que é o concretizar-se de experiência.

Pois bem, àquele que não pode, que não é capaz de, desde si mesmo, ouvir ou obedecer a si próprio, isto é, aquele que, desde si próprio, não tem e não é uma ação (necessária), uma estória e um destino - a este é preciso mandar, quer dizer, dar direção,dstino, determinação de vida ou definição de horizonte estórico, em definindo e determinando ocupação, tarefa. Enfim, dando que fazer. " (FOGEL, Gilvan. Conhecer é criar: um ensaio a partir de F. Nietzsche).

E quantos não se obedecem, não se criam, não vivem por si e querem impor aos outros comandos irracionais e (in)convenientes, condições parasitárias e fustigantes.

Um comentário:

  1. O si-mesmo que, muitas vezes, não é construído pela vontade própria. A manifestação que se auto-intitula "cultura de massa". Pontos a serem pensados. Estou lendo um livro que trata bem dessa questão. Seu autor é um ex-integrante da escola de Frankfurt: T. Adorno. Ao invés de cultura de massa, ele utiliza "indústria cultural" afirmando que, na realidade, não é o grande público que busca certas manifestações culturais, e sim os que detêm o poder é que forjam essa "verdade mentirosa". Quem - hoje em dia - se diverte em lugares de entretenimento? Essa é uma pergunta que ele faz parafraseando Aldous Huxley e , a partir daí, surgem os questionamentos. Enfim.

    Adicionei seu blog também!

    Abraço,

    Luccas.

    ResponderExcluir