quarta-feira, 6 de outubro de 2010



Gosto de revisões.
Constantemente, dou uma revirada no armário, nas gavetas, nas lembranças e nos sentimentos para ver o que não me serve mais.
Nessa última semana, tirei quase um terço de roupas do meu armário, limpei uma papelada da época da graduação e joguei fora cartas que não representam mais sentimento nenhum, apenas uma lembrança que, hoje, diretamente, não faz mais sentido nenhum.
Lembrei recordações de ontem e de uns anos que não me dizem mais nada - são um lixo no HD. Apertei shift+del e as exclui definitivamente.
Espaço no guarda-roupa, nas pastas, na mente e no coração.
Revisão, para mim, implica em novidade.
E gosto do novo.
Algumas pessoas já me apontaram como ingrata por me desfazer de certas coisas como essas. Mas ingratidão não tem nada a ver com isso. 
À gratidão, é imprescindível  uma vantagem. Mas muitas dessas coisas não me foram vantajosas de fato.
Então, para que guardá-las?
Ademais, para que guardar? Que sejam livres e benéficas a quem delas precisar.

Gosto de me mudar, por consequência, respeitando a complexidade de tudo que experimento. Mantenho-me as extremidades flexíveis e com um centro fixo: mudanças para o melhor. Lógico, o que penso ser o melhor. Aqui, desfaço-me de critérios econômicos, de moda, de vampirismo.

A constância é a mudança pautada no que era certo e, agora, é-me errado.

E errado é ter coisas e pessoas do meu lado que não frutificam boa fé e objetividade, principalmente. O que posso conseguir de outro modo, sejam livros antigos (que são renovados pelas novas edições), sejam pessoas que só oferecem o que todos oferecem (uma repetidão enfadonha do ser menos humano), eu nem reciclo. Troco pelo novo e ponto.

Afinal de contas, qual é a beleza de algo que faz questão de se repetir e não demonstra nenhuma originalidade, intensidade e verdade em si?
 
Na verdade, por falar nela, tudo isso é encontrado a partir do observador. Vai de quem observa ver a todas as qualidades do que há em seu redor. Mas a motivação para isso conta demais.

Um comentário:

  1. Teu blog é muito bom! tô seguindo..
    E sobre mudanças... eu aposto nas mudanças, porque, já dizia Lulu Santos, tudo muda o tempo todo no mundo e é a partir dessa compreensão que nos aceitamos como seres inacabados tentando ir além disso. :D

    ResponderExcluir