sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Assumir-se

Malvados

Eu digo que a vida é engraçada e, por si só, vingativa.
Quantos efeitos sofremos de atos praticados sem o devido zelo, sem um pouco mais de atenção, sem pensar um pouco mais. Certo é que nunca podemos prever, com certeza, quais são as conseqüências de nossas atitudes; mas creio que somos capazes de antecipar os desdobramentos mais evidentes e, muitas vezes, os mais danosos para nós. Os que não prevemos, em caso de pensarmos o suficiente em um determinado ato são efeitos superficiais, sem muitos prejuízos.

Mas resta clara a sabedoria de uma frase: colhemos o que plantamos.

Assim, retifico a primeira frase que lancei e q substituo por "nós somos nossos próprios vilões". O bom é que somos engraçados, mesmo em momentos mais nefastos, pois lamuriamos por conseqüências que nós mesmos provocamos. Ironia.

E somos vingativos? Sim, somos. Mas, vejo agora, que somos vingativos inconscientemente contra nós mesmos, talvez pelo fracasso de não podermos nos dar uma resposta satisfatória sobre nossa utilidade nesse mundo. Desse modo, tendemos a findar com nossa vida sem finalidade de forma velada, escondida de nós mesmos, porque é incongruente demais querer viver e não entender a razão dessa vontade. Paradoxo.

Cada um, portanto, que escolha sua razão para viver enquanto não se afoga em sua própria incoerência, da qual não há como fugir, pois é a essência de nossa natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário