sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Individual

Não há explicações para o que sinto: é preciso sentir para conseguir entender...

E só quem consegue sentir e, consequentemente, entender será a pessoa que quer realmente isso.

Para tanto, será preciso questionar-se, questionar seu mundo de planos, seus sonhos, suas "posses", suas poses, companhias, "amigos", hábitos, conceitos, pensamentos, investimentos, vontades, saudades, amores, dissabores.

Muitos vivem em uma ilha construída por si mesmos e lá cuidam do que necessita: alimento - tanto para alma, quanto para carne. Muitos ensinam sua alma a se saciar com sentimentos negativos, vinganças, pilantragem, sacanagem. Muitos ensinam sua carne a ambicionar prazeres corruptíveis, vícios infindáveis, cobiça pelo corpo-objeto de outro. Formam pontes com outras ilhas, mas aquelas que logo desmoronam - não possuem laços firmes, sólidos... não possuem laços humanos.

Outros, ainda, até constroem pontes mais sólidas, firmam vínculos de camaradagem por interesse, por prazeres em comum um pouco mais "elevados" que os anteriores. Nutrem, na alma, a vontade de construir sua própria casinha na ilha, seu projeto de futuro, seus planos de ambição. Alimentam sua carne com prazeres mais saudáveis, mas ainda fugazes, como bebidas (coleguismo de copo), pessoas (prazer para ver qual é), capital (poder econômico é o que comanda esse sistema, ainda).

Mas a ilha que eu construí eu abandonei: aboli meus sentimentos derradeiros, meus pensamentos pequenos, sensações passageiras, planos egoístas e filantrópicos. Saí a nado, pois, sinceramente, a minha ilha poderia até ser boazinha, mas eu queria o melhor. E o melhor eu não conseguia enxegar, nem planejar, nem sentir, nem procurar.

Abandonei-me ao mar.

E senti, após poucas braçadas, que dava pé... e segui até sair do mar. Encontrei um continente em que nada falta. Inexistem pontes: os vínculos humanos formam-se naturalmente. Ali, não preciso lutar pelas minhas reais necessidades: tudo me é dado conforme eu precise.

Não há necessidade de planos: há um plano maior que me protege e me guia.

...

Já me questionaram sobre a possível troca de algo que o mundo oferece por uma espera em Deus.
E eu lembro disso: Ouvi-me, vós os que seguis a justiça, os que buscais ao SENHOR. Olhai para a rocha de onde fostes cortados, e para a caverna do poço de onde fostes cavados (Isaías 51.1).

O que eu tenho agora não se compara com o que eu deixei de lado.
Como eu disse, queria muito explicar para que todos pudesse sentir...
Mas, é só para quem quer.
É só para quem não tem medo de sair de sua ilha.
É só para quem quer o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário